BPC com cadastro desatualizado será bloqueado, diz governo

BPC com cadastro desatualizado será bloqueado, diz governo

Governo federal exigirá atualização do Cadastro Único sob pena de bloqueio do BPC

Nos próximos dias, o governo federal enviará notificações aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não estão no Cadastro Único (CadÚnico), solicitando a atualização de seus dados cadastrais nas agências. Quem não realizar a atualização poderá ter os recursos bloqueados. A norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (26/07) e já está em vigor.

O BPC garante o pagamento de um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais, ou para pessoas com deficiência de qualquer idade. De acordo com a portaria conjunta dos Ministérios da Previdência e do Desenvolvimento Social, a atualização se aplica aos cadastros desatualizados há mais de 48 meses (quatro anos).

Prazos para atualização BPC

Os prazos para a atualização serão contados a partir da notificação bancária ou por outros canais de atendimento da seguinte forma: 45 dias para municípios de pequeno porte; 90 dias para municípios de médio e grande porte ou metrópole, com população acima de 50 mil habitantes.

Se não houver confirmação clara da notificação bancária ou de outros canais de atendimento, o crédito do benefício será bloqueado 30 dias após o envio da notificação. ‘O não cumprimento do disposto no caput implicará na suspensão do benefício desde que comprovada a ciência inequívoca da notificação’, diz o texto.

Mesmo assim, a portaria garante que o beneficiário terá até o fim do prazo estipulado para revisar os dados sem que haja prejuízo no pagamento do benefício. 

Se a pessoa regularizar as pendências após a suspensão, todos os meses bloqueados serão pagos retroativamente. A medida faz parte da tentativa do governo de conter gastos federais e amenizar o déficit nas contas públicas. Segundo relatório de avaliação de despesas e receitas divulgado na última segunda-feira (22), o pagamento do BPC aumentou R$ 6,4 bilhões em relação ao segundo bimestre.

Leia mais notícias no N3 News. 

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS