O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (22/07) que adiou a data de lançamento do ‘PIX Automático’ para 16 de junho de 2025. A previsão inicial era outubro deste ano.
O ‘PIX Automático’ poderá ser utilizado para cobranças recorrentes, como contas de água e luz, escolas e faculdades, academias, condomínios e parcelamento de empréstimos. A ideia é permitir que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas.
Hoje, isso pode ser feito no débito automático ou na cobrança recorrente ou parcelada do cartão de crédito, por exemplo. O Banco Central, no entanto, avalia que o ‘PIX Automático’ pode alcançar mais pessoas.
O ‘PIX Automático’ é uma modalidade onde o cliente poderá pré-agendar pagamentos de forma que eles sejam feitos automaticamente nas datas previstas, sem a necessidade de uma ação manual a cada vencimento. Isso difere do ‘PIX Agendado Recorrente’, onde os pagamentos são agendados individualmente e requerem confirmação manual.
Segundo o Banco Central, ‘o PIX Automático visa oferecer mais praticidade e segurança para os usuários, ampliando o alcance e a eficiência dos pagamentos digitais no Brasil’.
A nova data de lançamento permitirá ao Banco Central ajustar todos os parâmetros técnicos e regulatórios necessários para garantir o sucesso da implementação do ‘PIX Automático’. O adiamento também dará tempo às instituições financeiras e empresas para se adaptarem ao novo sistema, garantindo uma transição suave e eficiente para os usuários.