Autonomia do Banco Central retorna à CCJ do Senado

Autonomia do Banco Central retorna à CCJ do Senado

Sem acordo com o governo, a proposta de autonomia do Banco Central deve ser votada na quarta-feira (17/07)

A proposta que visa conceder autonomia financeira ao Banco Central do Brasil, mesmo sem um acordo prévio com o governo, foi reagendada para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O senador Plínio Valério (PSDB-AM), relator do texto, confirmou que a discussão ocorrerá na próxima quarta-feira (17/07). ‘Não houve nenhum entendimento do governo, pelo menos que eu participasse. Aquela história de que ‘vai discutir’… Não teve discussão. A gente vota quarta-feira de qualquer maneira’, disse o senador. As informações são da CNN Brasil.

Proposta sobre o Banco Central

A proposta de emenda à Constituição (PEC) sugere significativas mudanças na estrutura organizacional do Banco Central (BC), incluindo a transformação da autoridade monetária em uma empresa pública de natureza especial. Essa mudança garantiria ao BC autonomia técnica, operacional, administrativa, orçamentária e financeira. Atualmente, a instituição já possui autonomia operacional com mandatos fixos de quatro anos para seu presidente e diretores.

Na última semana, a votação da PEC foi adiada após sinais do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), de que o governo estaria aberto a discutir ajustes no texto.

Entre as modificações propostas, destaca-se a desvinculação do orçamento do BC dos repasses da União, permitindo que a instituição utilize suas próprias receitas para operação. Além disso, a PEC propõe um plano estratégico plurianual a ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional e a transformação dos servidores do BC em trabalhadores regidos pela CLT, com estabilidade de emprego garantida, exceto em casos de sentença judicial definitiva ou falta grave.

Leia mais notícias no N3 News. 

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS