Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que o inverno deve trazer resultados positivos no crescimento do consumo em bares e restaurantes. Estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais esperam um aumento no faturamento durante os dias mais frios.
Na região Sul, Santa Catarina se destaca com uma projeção de crescimento de até 20% em comparação com o inverno do ano passado. Esse aumento deve ser impulsionado principalmente pela alta no turismo.
Enquanto isso, o Paraná deve registrar um crescimento de 15% no faturamento de bares e restaurantes, também influenciado positivamente pelo turismo no estado.
Em São Paulo, a expectativa é de um aumento de 10% no faturamento durante os dias mais frios.
Apesar de não ser um destino tradicional no inverno, o Nordeste também deve ser impactado pela chegada de turistas que buscam escapar das cidades frias. No Ceará, por exemplo, a expectativa é de uma alta de 10% no faturamento de bares e restaurantes.
Mesmo enfrentando dificuldades devido à recuperação do estado após tragédia climática, as expectativas são positivas para o Rio Grande do Sul. Segundo a Abrasel, deve haver um aumento de até 30% no faturamento dos estabelecimentos em Gramado, comparado com o inverno de 2023.