Em uma atualização significativa da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, as curtidas dos usuários tornaram-se privadas a partir desta quarta-feira (12). Essa mudança, anunciada pelo proprietário da rede, ocorre com o objetivo de permitir que os usuários expressem suas preferências sem receio de retaliações ou julgamentos.
Numa publicação feita na terça-feira (11), o bilionário proprietário da rede social enfatizou a importância da nova funcionalidade. ‘É importante permitir que as pessoas curtam as postagens sem serem atacadas por isso!’, destacou ele.
Antes da atualização, as curtidas eram visíveis publicamente em uma aba específica nos perfis dos usuários, algo que não está mais disponível. A ideia de tornar as curtidas privadas já estava sendo discutida desde o final de maio, após Haofei Wang, executivo da empresa, levantar a questão publicamente.
‘Sim, estamos tornando as curtidas privadas. As curtidas públicas incentivavam um comportamento inadequado. Por exemplo, muitas pessoas sentiam-se desencorajadas a curtir conteúdos que poderiam ser considerados ‘ousados’, por medo de retaliação de trolls ou para proteger sua imagem pública’, explicou Wang em uma postagem na plataforma.
Wang também mencionou que quanto mais um usuário curtir publicações que realmente lhe interessam, melhor será a precisão do algoritmo da plataforma em oferecer conteúdo relevante, potencializando assim a experiência do usuário.