A NASA esclareceu que não ocorreu nenhuma emergência médica na Estação Espacial Internacional (EEI), após um áudio vazado ter levantado suspeitas na noite de quarta-feira (12). O conteúdo divulgado online sugeria uma situação de emergência envolvendo o comandante da estação, que supostamente enfrentava uma doença descompressiva.
O áudio que circulou nas plataformas digitais continha uma conversa entre os astronautas e o controle terrestre. ‘Se pudermos colocar o comandante de volta em sua roupa, fechá-la para tratamento hiperbárico. Antes de fechar, feche a viseira e pressurize a roupa’, foram as instruções ouvidas, seguidas de um pedido para verificar o pulso do astronauta.
Em resposta ao alvoroço causado, a NASA utilizou sua conta oficial no X, anteriormente conhecido como Twitter, para esclarecer o mal-entendido. A agência explicou que o áudio era parte de um exercício simulado e que foi erroneamente transmitido como se fosse real. ‘
‘Este áudio foi inadvertidamente redirecionado de uma simulação em andamento onde membros da tripulação e equipes terrestres treinam para vários cenários no espaço e não está relacionado a uma emergência real’, explicou a NASA em comunicado.
No momento da confusão, todos os membros a bordo da EEI estavam no período de descanso. A agência garantiu que todos os envolvidos estão saudáveis e seguros, dissipando quaisquer preocupações sobre a saúde dos astronautas.
‘Não há situação de emergência a bordo da Estação Espacial Internacional. Aproximadamente às 17h28, horário central, o áudio de uma simulação foi transmitido erroneamente através do canal de áudio da transmissão ao vivo da NASA, indicando que um membro da equipe estava experienciando efeitos relacionados à descompressão’, detalhou o comunicado da Estação Espacial Internacional.