A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, vai alertar sobre os riscos e benefícios da utilização da inteligência artificial (IA) no setor financeiro. Em um discurso preparado para a conferência sobre IA do Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira da Brookings Institution, Yellen enfatizará que, apesar de a IA poder reduzir os custos de transação, ela traz ‘riscos significativos’ à estabilidade financeira.
Yellen destacará que os riscos associados à IA agora ocupam uma posição de destaque na agenda do conselho regulador. ‘Vulnerabilidades específicas podem surgir da complexidade e da opacidade dos modelos de IA, estruturas inadequadas de gerenciamento de riscos para levar em conta os riscos de IA e as interconexões que surgem à medida que muitos participantes do mercado dependem dos mesmos dados e modelos’, afirmará Yellen, segundo trechos de seu discurso.
No discurso, que será proferido na quinta-feira (6), além dos riscos, Yellen reconhecerá os benefícios da IA durante sua fala na conferência. Ela apontará como a tecnologia pode ser fundamental na automação de serviços de suporte ao cliente, na melhoria da eficiência operacional, na detecção de fraudes e no combate a movimentações financeiras ilícitas.