O Google revelou na terça-feira (11), durante um evento em São Paulo, uma série de novas funcionalidades destinadas a empresas. Entre as principais inovações está a criação de um cardápio virtual para bares e restaurantes, que pode ser gerado através de uma simples fotografia do menu físico, utilizando inteligência artificial (IA).
As novas ferramentas têm como objetivo melhorar a conectividade entre as empresas e seus clientes, potencializando as oportunidades de negócios. ‘Com esses novos recursos, esperamos ajudar empresas de todos os tamanhos, principalmente os pequenos negócios, a se conectarem de forma mais eficaz com seus clientes, expandir seu alcance e alavancar seus negócios por meio do Google’, explicou Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina.
Uma das funcionalidades de destaque permite que restaurantes e bares digitalizem seus cardápios de forma rápida e fácil, diretamente do Perfil da Empresa no Google. Com a IA do Google, basta uma foto do cardápio físico para que este seja convertido em um menu digital completo, com nomes dos itens, descrições e preços. Esses dados ficarão disponíveis na seção ‘Cardápio’ na busca e no Google Maps.
Esta inovação foi motivada pela observação de que muitos usuários buscam por alimentos específicos, e não pelo nome dos estabelecimentos, o que nem sempre os conduz à descoberta dos locais desejados.
Além disso, os estabelecimentos poderão integrar seus perfis nas redes sociais diretamente no Perfil da Empresa, mostrando as últimas postagens em um painel abaixo das informações do negócio. Isso facilitará o acesso dos consumidores às informações mais recentes, como promoções e eventos especiais, enquanto fortalece a presença online dos restaurantes e bares.
Outras áreas beneficiadas incluem o setor de saúde e beleza, com a nova funcionalidade de agendamento virtual de consultas médicas, exames e serviços em salões de beleza, inicialmente em parceria com as plataformas Dr. Consulta, Doctoralia, Melvi, Livance, a+Medicina Diagnostica/Grupo Fleury, Trinks, Quaddro e Prit. Essa ferramenta permitirá que os clientes agendem horários diretamente no Perfil da Empresa, aumentando a comodidade e a eficácia na gestão de reservas.
‘Com essa nova experiência na busca, estamos facilitando a conexão entre empresas e clientes, permitindo que as empresas compartilhem conteúdo das redes sociais diretamente na busca e escolham o canal de mensagens preferido para interagir, tornando a comunicação mais eficiente e personalizada’, destacou Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia da busca do Google.